Publicada em 02/12/2017 09:10:00

Liberada em tempo recorde, a emenda no valor de R$ 40 milhões da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), proposta pela bancada federal sergipana, “terá grande impacto na economia de Sergipe e, sobremodo, na região do Baixo São Francisco”, conforme resumiu o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC/SE), responsável pela liberação dos recursos, no ato de autorização para execução das obras, realizado nesta sexta-feira (1º) em Aracaju, com a presença do presidente da estatal, Avelino Neiva.

Cerca de 1500 produtores sergipanos serão beneficiados pelos investimentos na revitalização da infraestrutura de uso comum dos projetos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, responsáveis pela geração de cerca de oito mil empregos diretos e pela produção anual de mais de 30 mil toneladas de alimentos. Constam do cardápio de obras a reabilitação de canais, a instalação de novos sistemas flutuantes de captação de água, a recuperação de dezenas de vias de circulação interna nas áreas de plantio e a limpeza da rede de drenagem, entre outras ações.

Em discurso de agradecimento pelo empenho dos servidores da Codevasf na elaboração célere dos projetos e documentação exigidos para a liberação da verba, o líder citou o esforço conjunto em benefício de Sergipe. “O presidente Avelino Neiva prometeu iniciar as obras ainda neste ano e hoje cumpre o prometido. Fizemos uma somação de esforços e como resultado temos essa enorme vitória para o povo sergipano”. Por sua vez, César Mandarino, superintendente em Sergipe da Codevasf, salientou que, “embora seja uma emenda de bancada, a liberação só ocorreu pelo empenho, luta e trabalho abnegado de André Moura”.

Cooperação Técnica – Além do anúncio de revitalização dos perímetros irrigados, foi também anunciado um acordo de cooperação técnica entre a Codevasf e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é proporcionar, por cinco anos, a atuação conjunta entre os órgãos para o fortalecimento das organizações de produtores nos projetos de irrigação da estatal, buscando promover melhores práticas no campo e incentivar o associativismo.

AssCom/AM
#SergipeMaisForte
#MandatoProdutivo